foto

ITAÚ CULTURAL

Criado em 1998, localizado numa das avenidas mais importantes da cidade, está sediado num edifício de autoria do arquiteto Ernest Mange, inteiramente voltado para as atividades culturais. Este Instituto destaca-se pela intensa programação de música, teatro, literatura, artes visuais, artes cênicas, cinema e vídeo, novos meios de comunicação e design. Buscando preservar a memória cultural brasileira e revelar a recente produção nestas diversas áreas, promove debates, palestras, concertos e mostras itinerantes em suas cinco sedes: Campinas, Belo Horizonte, Brasília, Penápolis e São Paulo.

Possui uma área total de 11.000 m2, onde se incluem áreas para exposições, um teatro, três auditórios, salas de oficinas, dependências para pesquisa e produção, Centro de Documentação e Referência, que abriga, além de um banco de dados informatizado (o maior do país sobre arte brasileira), coleções em diferentes meios de comunicação, hemeroteca com mais de 5 mil artigos sobre artes e ciências humanas, videoteca circulante com mais de 2 mil opções de curtas metragens e documentários, e uma biblioteca com 16 mil volumes, entre livros, catálogos de arte, fotografia e literatura.

O Instituto é formado por vários núcleos: Artes Cênicas, Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Difusão, Edição, Literatura, Música, Novas Mídias. No nono andar encontra-se o Museu Herculano Pires, dedicado à numismática, também citado neste guia.

Av. Paulista, 149, Bela Vista, CEP 01311-000
T 2168-1700 / 1883 / 1782
instituto@itaucultural.org.br
www.itaucultural.org.br
Informações sobre distribuição de produtos e a programação:
T 3238-1777 \1776\ 1915 \1916
Visitação: Terça a sexta, das 9h às 20h. Sábado e domingo, das 11h às 20h.
Acesso para pessoas com deficiência locomotora. Entrada franca.
Metrô Paraíso. Ônibus e estacionamento nas proximidades.

:: voltar

foto