foto

Guia de Museus e Instituições Culturais

As informações contidas neste site apresentam o conteúdo do Guia de Museus: Muito Prazer São Paulo, revisado e atualizado. Este guia foi inicialmente publicado em 2002 e reeditado em 2004 em parceria, por
Simona MisanSimona Misan, São Paulo, 1966

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP, em 1996 conclui Mestrado pela FAU-USP e em 2005 conclui Doutorado pelo Departamento de História da FFLCH-USP. Publicou artigos sobre arte em revistas especializadas e entre 1989 e 1996 ministrou cursos de História da Arte e da Arquitetura na FAU-PUCCAMP, na UNIP e no Curso de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina. Em 2002 fundou a Museum Ação Cultural, empresa especializada em Ambientação e Organização Física e Digital da Memória Corporativa. (clique para ver o site do Museum Cultural)
e Thereza Cavalcanti VasquesThereza Cavalcanti Vasques, Recife, 1939

Formada em Língua, Literatura e Civilização Francesas com exame de proficiência pela Universidade de Nancy, França. Há mais de 30 anos vem ministrando cursos de História da Arte e da Cultura em Santos, São Paulo e cidades do interior do Estado. Organiza grupos e os acompanha em viagens culturais pelo Brasil e por países da Europa.
. Esta idéia nasceu devido ao grande interesse pelos museus, acervos e principalmente pela possibilidade de ampliar sua divulgação. Nasceu também de uma amizade e divertida atuação como verdadeiras detetives em busca da história das coleções. Priorizamos divulgar informações sobre o conteúdo dos acervos, aspectos arquitetônicos e paisagísticos dos locais. Buscamos mostrar por meio do "Índice por bairros" que há uma distribuição bastante ampla e diversificada de museus pelos bairros da cidade, com facilidade de transporte público e, de uma forma geral, com acesso gratuito.

As fotografias de Araquém Alcântara, Gregório Gruber e Romulo Fialdini, aqui reproduzidas, suscitam o que procurávamos ilustrar. Mais do que o interesse em mostrar os edifícios que abrigam as diversas instituições estas fotos desvelam o clima da cidade paulistana e aquela sensação de ir ao encontro de algo que ainda está por ser revelado. Um mistério, um devir, uma experiência poética, um insight.

Após 10 anos de sua primeira edição o desejo de divulgar este rico patrimônio histórico-cultural ainda é um fator que me motiva e inspira. A resolução em disponibilizar todo este conteúdo de forma organizada tem por objetivo propiciar uma melhor vivência na grande cidade, opções de lugares para reflexão e aprendizagem, para qualquer idade e a qualquer tempo.

Simona MisanCarpe diem!

Importante

Os horários de visitação e atendimento nos museus são comumente alterados de acordo com as necessidades de organização de exposições. Portanto é sempre recomendável verificar os horários antecipadamente à visita. Lembre-se que uma parte dos museus permite o acesso gratuito em dias específicos da semana.
Informe-se!

Agradecimentos

Araquém Alcântara
Gregório Gruber
Romulo Fialdini

Versão impressa

GUIA MUITO PRAZER: SÃO PAULO ! 2002

Edição para o site

Simona Misan e equipe Museum Ação Cultural

Apoio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Realização

foto